Pesquisar este blog

terça-feira, 14 de abril de 2015

CONHECER UM POUCO MAIS É SEMPRE BOM!

O QUE É SINCRETISMO?
Sincretismo é a fusão de diferentes doutrinas para a formação de uma nova, seja de caráter filosófico, cultural ou religioso. O sincretismo mantém características típicas de todas as suas doutrinas-base, sejam rituais, superstições, processos, ideologias e etc.

Etimologicamente, a palavra "sincretismo" se originou a partir do grego sygkretismós, que significa "reunião das ilhas de Creta contra um adversário em comum", que por sua vez foi traduzido para o francêssyncrètisme, dando origem, consequentemente, à variante na língua portuguesa.
O processo de sincretismo está intrinsecamente ligado às relações de comunicação entre grupos sociais heterogêneos, ou seja, com diferentes culturas, costumes e tradições. Quando ocorre o contato e se desenvolve um convívio entre estes grupos distintos, surgem "adaptações" nos vários aspectos culturais, fazendo com que um grupo "absorva" o sistema de crenças do outro.
Um exemplo deste processo foi a adaptação e absorção que o cristianismo fez de conceitos das religiões pagãs na Europa durante a consolidação da Igreja Católica no continente. A Igreja utilizou os costumes e tradições dos pagãos em benefício da doutrina cristã, reconstruindo os discursos já estabelecidos nas sociedades pagãs em nome do cristianismo.

Sincretismo religioso

O processo de sincretismo mais conhecido e o mais estudado é o sincretismo religioso.
O sincretismo religioso é a mistura de uma ou mais crenças religiosas em uma única doutrina. Este modelo de sincretismo, assim como o cultural, nasce a partir do contato direto ou indireto entre crendices e costumes distintos.
No Brasil, por exemplo, o sincretismo religioso nasce desde a chegada dos primeiros colonizadores portugueses, se intensificando com a presença dos escravos africanos, que, em contato com a população nativa do Brasil (os indígenas), disseminou os seus costumes, rituais 
e tradições
fonte: http://www.significados.com.br/sincretismo

quarta-feira, 4 de março de 2015



VOCÊ ACREDITA EM UFOS? EXTRAS TERRESTRES ENTÃO ME RESPONDAM:

Acho muita ingenuidade as pessoas olharem esse assunto e não fazerem as seguintes perguntas:

- Porque as imagens nunca são claras o suficientes para ver, porque outros centros de pesquisas dotados de equipamentos capazes de detectar tais fenômenos nunca apresentam algo dessa natureza?

- Se são criaturas muito avançadas com tecnologia suficiente para viajar no espaço, porque não fazem contatos? Não usam blootoot? Wi fi? Não tem tradutores?

- São civilizados? Onde estão seus magistrados? Porque não usam de política de comunicação? Não sabem fazer tratados? Acordos? Não sabem mandar um e-mail?

- Certo, porque os relatos de supostas abduções são grotescas e parecem mais um filme de terror com experiências bizarras? Não conhecem a medicina?

- São seres inteligentes, mas não se comunicam? Não são sociáveis? Não sabem o que é comunidade?

- Vivemos em uma era digital da nanotecnologia, mas vemos órgãos competentes e capazes não tendo nada a dizer em favor deste assunto, porque? Nunca alguém sério e renomado no campo da física e astro física tem um relato de experiência com tais seres inteligentes. VEJO ISSO MAIS COMO ALGO MÍSTICO DO QUE CIENTÍFICO, FEITO O GNOSTICISMO DO PASSADO. TOTALMENTE FORA DE LÓGICA E DA RAZÃO. SE EXISTE INTELIGÊNCIA, DEVERIA HAVER LÓGICA E RAZÃO, UM PROPÓSITO, UM MÉTODO, UM OBJETIVO COM FINALIDADES E RESULTADOS SÓLIDOS.